Escolas Municipais de Passagem Franca do Piauí aderiram ao Programa de Formação Esportiva Escolar – Atleta na Escola. Essa adesão foi realizada através do sistema SIMEC, PDE interativo no site www.atletanaescola.mec.gov.br.

O Programa de Formação Esportiva Escolar tem a finalidade de democratizar o acesso ao esporte, o incentivo à prática esportiva e a identificação dos talentos escolares. Está dividido em duas ações: jogos escolares, que serão compostos pelas etapas escolar, municipal, regional, estadual e nacional e pela formação de Núcleos de Esporte Escolar, que acolherão os talentos identificados nos treinamentos esportivos.

O investimento no esporte na escola se dá porque o Brasil irá sediar a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016. E em vista deste cenário esportivo, há necessidade de mais investimentos no esporte na escola. Outro objetivo é difundir os valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica.

Neste ano, o programa vai trabalhar a modalidade de atletismo, nas provas de velocidade, resistência e salto em distância. Mais informações sobre os recursos que as escolas poderão receber para aquisição de material e para o desenvolvimento das atividades estão definidas na Resolução/cd/fnde nº 11, de 7 de maio de 2013. A prefeitura de Passagem Franca da total apoio ao projeto.